Segunda – Sexta: 8:00h às 11:30h | 13:00h às 17:00h

Saúde - Sábado, 01 de Julho de 2023

Julho Amarelo: Conscientização e prevenção contra as hepatites virais

Campanha busca combater o avanço das hepatites e alertar para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Julho Amarelo: Conscientização e prevenção contra as hepatites virais

Neste mês de julho, o Brasil se une à campanha global do "Julho Amarelo", uma iniciativa que visa conscientizar a população sobre as hepatites virais e promover a prevenção dessas doenças que afetam milhões de pessoas em todo o mundo. Com o objetivo de disseminar informações e alertar para a importância do diagnóstico precoce, a campanha busca combater o avanço das hepatites e reduzir o impacto dessas doenças na saúde pública.

As hepatites virais são infecções que afetam o fígado e podem ser causadas por diferentes vírus, sendo os tipos mais comuns os da hepatite A, B, C, D e E. Essas doenças podem ter sintomas variados e, em alguns casos, podem se tornar crônicas, levando a complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. Estima-se que cerca de 325 milhões de pessoas no mundo vivam com hepatite B ou C, sendo que a maioria desconhece sua condição.

Durante todo o mês de julho, diversas atividades e ações de conscientização serão realizadas em todo o país. Palestras, seminários, campanhas de testagem gratuita, distribuição de materiais informativos e a iluminação de monumentos em amarelo são algumas das iniciativas que marcam o Julho Amarelo. Além disso, os órgãos de saúde reforçam a importância da vacinação contra a hepatite B, disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), e da realização dos testes para diagnóstico das hepatites virais.

Segundo o Ministério da Saúde, a hepatite B e a hepatite C são um importante problema de saúde pública no Brasil. Estima-se que 1,7 milhão de pessoas vivam com hepatite B no país, enquanto cerca de 1,5 milhão de brasileiros tenham hepatite C. No entanto, a maioria desconhece sua condição, uma vez que essas doenças podem permanecer assintomáticas por muitos anos. Portanto, o diagnóstico precoce é fundamental para garantir o tratamento adequado e evitar a progressão das doenças.

É importante ressaltar que a prevenção é a melhor forma de combater as hepatites virais. Medidas simples, como a higiene adequada das mãos, o uso de preservativos em relações sexuais, o não compartilhamento de objetos cortantes e a vacinação são essenciais para evitar a transmissão dessas infecções. Além disso, a conscientização sobre a importância do diagnóstico e do tratamento precoce é fundamental para reduzir o impacto das hepatites na saúde pública.

Neste Julho Amarelo, é essencial que a população se engaje na luta contra as hepatites virais, informando-se sobre as formas de prevenção, realizando testes de diagnóstico e buscando orientação médica caso necessário. O poder de conscientização está em nossas mãos, e juntos podemos reduzir o avanço dessas doenças e garantir uma vida mais saudável para todos.