.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Segunda – Sexta: 8:00h às 11:30h | 13:00h às 17:00h

Saúde - Terça-feira, 01 de Agosto de 2023

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Agosto Dourado: Um Mês de Conscientização sobre a Amamentação

O Agosto Dourado nasceu com a ideia de enfatizar os aspectos positivos da amamentação, criando uma atmosfera de apoio e incentivo para as mães que optam por dar de mamar aos seus filhos.


Agosto Dourado: Um Mês de Conscientização sobre a Amamentação

Neste mês de agosto, o mundo inteiro se une para celebrar o "Agosto Dourado", uma campanha que busca conscientizar e promover a importância da amamentação para a saúde dos bebês e suas mães. A iniciativa tem como objetivo disseminar informações sobre os benefícios do aleitamento materno, incentivar a prática entre as mães e garantir um futuro mais saudável para as crianças.

O Agosto Dourado nasceu com a ideia de enfatizar os aspectos positivos da amamentação, criando uma atmosfera de apoio e incentivo para as mães que optam por dar de mamar aos seus filhos. A campanha se inspira na cor dourada, que simboliza o leite materno e representa o padrão ouro em termos de nutrição para os bebês.

Benefícios do Aleitamento Materno

Os especialistas são unânimes em destacar que o leite materno é o alimento mais completo e equilibrado que um recém-nascido pode receber nos primeiros meses de vida. Ele fornece todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável do bebê, além de oferecer proteção contra infecções e doenças.

Dentre os benefícios do aleitamento materno, podemos citar:

1. Fortalecimento do sistema imunológico: O leite materno é rico em anticorpos, o que ajuda a proteger o bebê contra infecções e alergias.

2. Desenvolvimento cognitivo: Estudos sugerem que o aleitamento materno está associado a melhores resultados cognitivos e de desenvolvimento cerebral.

3. Vínculo emocional: A amamentação fortalece o vínculo entre mãe e filho, promovendo uma conexão afetiva essencial para o desenvolvimento emocional do bebê.

4. Proteção contra doenças a longo prazo: O aleitamento materno reduz o risco de doenças crônicas, como obesidade, diabetes tipo 2 e algumas doenças cardiovasculares na vida adulta.

Apoio e Informação para as Mães

Durante todo o mês de agosto, diversas atividades são organizadas em hospitais, postos de saúde, centros de atendimento materno-infantil e nas comunidades para conscientizar as mães sobre os benefícios da amamentação. Palestras, workshops e grupos de apoio são alguns dos recursos disponíveis para auxiliar as mães nessa jornada.

O Agosto Dourado também busca combater mitos e desinformações que ainda cercam o aleitamento materno, incentivando a sociedade a apoiar as mães que optam por amamentar e tornando os locais de trabalho e espaços públicos mais amigáveis à prática da amamentação.

Um Compromisso Global

O Agosto Dourado é uma campanha global, e diversos países ao redor do mundo participam dessa iniciativa. Governos, organizações não governamentais, profissionais de saúde e a sociedade civil se unem para promover a conscientização sobre a importância do aleitamento materno e oferecer o apoio necessário para que mais mães possam escolher amamentar seus filhos.

Em tempos em que a alimentação infantil é tão variada, o Agosto Dourado busca destacar que o leite materno é a opção mais saudável e natural para o bebê. A campanha lembra a todos que o ato de amamentar é um gesto de amor e cuidado que pode fazer toda a diferença na vida de uma criança.

Neste Agosto Dourado, vamos juntos espalhar o conhecimento e incentivar as mães a abraçarem essa prática valiosa para a saúde e o bem-estar dos pequenos. Afinal, cada gota de leite materno é uma promessa de um futuro mais dourado para toda a sociedade.

334 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Câmara Municipal de Santo Antônio do Jardim - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.